Sabre: provedor tecnológico das cinco maiores empresas aéreas da região: Lan, Tam, Copa, Aerolíneas Argentinas e Aeromexico

Em 14 de novembro de 2009, a Tam realizou uma das mais complexas migrações de sistema na aviação brasileira, trocando o Sabre pelo Amadeus como provedor de soluções tecnológicas e sistemas (ou seja, todo o back-office, nada tendo a ver com a função GDS dos mesmos). Com a compra da Tam pela Lan, o mercado se perguntou por um bom tempo se haveria um retorno da empresa brasileira ao Sabre, usado pela Lan, ou se seria o contrário, com o Grupo Latam aderindo ao Amadeus.

O grupo Latam anunciou na semana passada que selecionou a Sabre Corporation como seu fornecedor de sistema de reservas e check-in, além de outras soluções para gestão de tripulações e aeroportos, escala e operações de voos, esses últimos concentrados no portfólio Sabre Air Centre. O Grupo Latam Airlines e todas as suas afiliadas terão acesso integral, ainda, a soluções para planejamento comercial, gestão de revenue e projeção de malhas aéreas, por meio do portfólio Sabre Air Vision.

Lan define e TAM troca Amadeus por Sabre.

 

Segundo o Sabre, “a migração da Tam ao Sabre Sonic CSS representará a maior implementação de tecnologia para reservas de passageiros na história da aviação comercial da América Latina”.

O vice global de vendas da Sabre Airline Solutions, John Elieson, se pronunciou sobre o histórico acordo da empresa com o Grupo Latam. Segundo ele, a migração total de Amadeus para Sabre na Tam e a integração com as cinco empresas do grupo (unidades Lan no Chile, Peru, Argentina, Colômbia e Equador) deve levar dois anos, para que seja uma transição tranquila, transparente e eficiente.

“Quando a migração for finalizada, o Sabre será o provedor tecnológico das cinco maiores empresas aéreas da região: Lan, Tam, Copa, Aerolíneas Argentinas e Aeromexico”, disse o Vice da Sabre Airline Solutions.

Além dessas empresas, no Brasil Gol e Azul são clientes de produtos específicos dessa divisão da Sabre Corporation. A Gol e a Azul compraram produtos na área operacional de planejamento de voos (Air Centre) e também da cesta de produtos Air Vision, ligada a planejamento comercial e marketing.

“Estamos muito orgulhosos em termos sido escolhidos pelo Grupo Latam. Havia uma expectativa desde a fusão de Lan com Tam e foi uma experiência muito rica e única esse processo todo, que culminou com o anúncio desta semana”, declarou Elieson. “Mais que a capacidade do sistema, que é similar no nosso concorrente, o que fez a diferença foi nossa visão de futuro, em como nossas soluções vão colocar a Tam e as demais empresas do Grupo Latam nessa nova realidade da aviação. Com a integração das sete empresas (a Tam Mercosur é a sétima), as sinergias entre elas serão ainda melhores e a experiência para os clientes mais fluidas e ininterruptas”.

Sobre essa visão do futuro, Elieson diz que em resumo é a visão de que tudo está centralizado no cliente, no passageiro das empresas aéreas. “Como atendê-los melhor, como ter os melhores produtos, como vender melhor? Essas são algumas perguntas que vamos responder com nossas soluções”.

Elieson exemplifica com o HUB centralizado com informações dos clientes. “Em uma tela apenas as empresas do Grupo Latam poderão ver todas as interações do cliente com qualquer uma dessas empresas. Desde como fez o check-in até se comprou ancillaries, as buscas que fez, se sua viagem teve alguma interrupção… Ou seja, o Grupo Latam entenderá melhor as necessidades dos clientes”.

Caberá à Tam e à Latam também escolher os demais produtos e serviços que o pacote do contrato oferece, desde soluções para as operações nos aeroportos até os sistemas de reserva. Elieson elogia o futuro sistema NDC da Iata, e diz que será uma referência para a indústria. “Mas estamos indo além da capacidade do NDC e desenvolvendo novas soluções para todas as etapas de uma viagem aérea, do aeroporto ao comercial, das operações à distribuição”.

Imagem: TAM Airbus A321-231 Recife - Guararapes - Crédito Cesar Novaes

Fonte: Na Proa do Sonho