Pediu, chegou: o novo drone da Amazon promete realizar entregar em até 30 minutos (Amazon)

Em um futuro muito próximo estaremos diante do seguinte cenário: ao comprar algum produto pelo website da Amazon o pacote poderá chegar a sua casa a bordo de um drone em cerca de 30 minutos. A tecnologia já está pronta, só falta as autoridades liberarem os céus.

A Amazon revelou nessa segunda-feira (30) uma nova versão de seu drone de entregas automáticas, o Prime Air. O modelo pode transportar pacotes de 2,5 kg a uma distância de até 20 km de seu “depósito-base”. De acordo com a rede varejista, o aparelho pesa 24 kg e alcance a altitude de 100 metros, o suficiente para realizar voos seguros.
O Prime Air conta com cinco motores elétricos, cada um com uma hélice, e sua operação é totalmente automática. O drone possui sistemas de navegação e sensores que identificam potenciais obstáculos, tanto na terra como no ar, como por exemplo um balão no meio do caminho ou uma árvore na aproximação para o pouso.

Em relação ao primeiro Prime Air, apresentado pela Amazon em 2013, o novo aparelho apresentou evoluções significativas. O modelo que lançou o projeto era impulsionado por oito motores elétricos. Além disso, o drone reformulado escondeu seus motores e carenagens e as hélices não ficam mais expostas, o que torna sua operação mais segura.
A nova configuração também mudou o estilo de voo do drone da Amazon. Com um motor posicionado na horizontal e o formato com asas de sustentação, o aparelho agora pode planar como um avião, o que significa ir mais rápido: o Prime Air alcança cerca de 50 km/h.

Para o pouso, o drone precisa do auxílio de uma espécie de heliponto com um QR Code gigante, que é posicionado na área onde o cliente deseja que a aeronave pouse. Ao se aproximar do local da entrega, o Prime Air identifica a tag, entrega o pacote e depois retorna para a base para recarregar as baterias e seguir para mais uma entrega aérea.
No vídeo divulgado pela Amazon, com direito a apresentação de Jeremy Clarckson, as simulações com o Prime Air são todas em ambiente real.

Sinal amarelo

Embora a tecnologia já esteja pronta, a Amazon e nenhuma outra empresa ainda não têm permissão para iniciar esse tipo de entrega. A aplicação desse novo modal ainda depende de uma série de estudos sobre segurança em espaço aéreo e outros riscos.

No início deste ano, a Amazon recebeu uma autorização do governo dos Estados Unidos para testar a tecnologia em ambiente real com a supervisão de autoridades federais de aviação.