Tam inicia processo de certificação operacional do primeiro A350 XWB nas américas.

A TAM está se preparando, há três anos, para a entrada do A350 XWB em sua frota. No começo de março, a companhia deu início, junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), à certificação operacional do novo avião. A certificação da agência atestará a capacidade da empresa em operar o equipamento de maneira segura

A ANAC irá analisar e validar documentos (como manuais), procedimentos e exercícios práticos relacionados à operação do A350 XWB na TAM. A certificação da agência atestará a capacidade da companhia aérea em operar o A350-900 XWB de maneira segura e constitui um dos marcos mais importantes para a inclusão da aeronave na frota TAM.

O primeiro A350 XWB das Américas, que pertence à TAM Linhas Aéreas, acabou de entrar na linha final de montagem da Airbus em Toulouse (França), conhecida como Roger Béteille Final Assembly Line (FAL). Esta aeronave, com previsão de entrega em dezembro deste ano, e deverá operar voos comerciais a partir de janeiro de 2016, é a primeira de um total de 27 que a TAM receberá até 2019. A equipe multidisciplinar criada para cuidar exclusivamente do projeto A350 XWB dentro da companhia acompanhará todo o processo de produção do equipamento.

Construído com avançados materiais compostos, que são mais leves, eficientes e econômicos, o A350 XWB pertence à última geração de aeronaves de longo alcance. A sua fuselagem mais ampla possibilita uma experiência de viagem ainda mais confortável. Com nove assentos de 45,72 cm de largura por fileira na Classe Econômica, os passageiros poderão desfrutar de mais espaço, janelas panorâmicas maiores e iluminação especial da cabine com lâmpadas de LED, que permitem a combinação de 16,7 milhões de cores, usadas para criar o ambiente ideal para cada momento do voo e bagageiros mais espaçosos para guardar seus pertences de mão.

No A350 XWB, os clientes desfrutarão de um voo ainda mais relaxante e sentirão menos cansaço, mesmo após longas viagens. O ar dentro da cabine é totalmente renovado a cada dois ou três minutos e mantido na temperatura ideal. O Airbus A350 XWB também emite até 25% menos gases de efeito estufa do que outros aviões utilizados pela indústria em voos de longo curso. Outro diferencial deste novo equipamento em relação aos modelos concorrentes, que adotam o alumínio ao invés de materiais compostos na sua estrutura, são os custos operacionais 25% menores.

Até o fim de janeiro deste ano, 40 empresas de todo o mundo haviam feito a encomenda de 780 aviões A350 XWB. Os dois primeiros deles pertencem a Qatar Airways, empresa que – assim como a TAM – faz parte da aliança oneworld®, e estão operando, com sucesso, voos diários ligando Doha (Qatar) a Frankfurt (Alemanha) desde meados de janeiro e março, respectivamente.

 

Fonte: Na Proa Do Sonho / TAM

Imagem: Estabilizador vertical do Airbus A350 XWB já com as cores da TAM, Airbus - Crédito A.Doumenjou